Comemorações à parte, a quarta etapa do campeonato serviu também para Vettel celebrar a segunda vitória na temporada – a 28ª da carreira, superando o escocês Jackie Stewart –, seguir na liderança e abrir vantagem sobre Fernando Alonso. A Ferrari até chegou ao Bahrein como favorita, mesmo depois da pole conquistada por Nico Rosberg, da Mercedes. Mas problemas na asa traseira fizeram com que o espanhol cruzasse a linha de chegada em oitavo, e Felipe Massa, com dois pneus furados e mais pitstops do que o previsto, terminasse a prova em 15º.
Quem se deu bem com essa “falta de sorte” da Ferrari foi a Lotus. Nos treinos de classificação, o E21 não foi nada bem, tanto que Räikkönen largou em sétimo e Grosjean em 11º. Mas os pilotos fizeram uma prova de recuperação, com destaque para a estratégia de Kimi, de apenas duas paradas. Assim como na etapa da Austrália, o finlandês conseguiu administrar o uso dos pneus durante a prova. Foi um ótimo resultado para a Lotus, que levou os dois pilotos para o pódio, ocupa o segundo lugar no mundial de construtores e tem Räikkönen como o vice-lider da competição, com 67 pontos.
Apesar de a McLaren não estar lá essas coisas na temporada, quem protagonizou momentos “animados” no deserto do Sakhir foi o piloto Sergio Perez. Talvez motivado pelas declarações do chefe Martin Whitmarsh – que pediu para o mexicano ser mais agressivo – fez várias ultrapassagens na pista e até chegou a tocar no companheiro Jenson Button. Perez terminou a prova em sexto lugar e o inglês em décimo. E antes mesmo que isso se transformasse em mais uma briga interna de equipe, os dois pilotos já conversaram. Só precisam entender que é muito legal competir, disputar posições na pista, mas sem colocar tudo a perder.
E falando em Button e Perez, quer adivinhar com eles alguns circuitos da temporada? A SkySports fez uma brincadeira com os pilotos da McLaren. A conferir:


Mas se as conversas vão dar certo ou não, se a falta de sorte da Ferrari vai ficar pra trás, se a Lotus vai continuar sendo um carro equilibrado e se Vettel vai abrir vantagem, só vamos saber no próximo grande prêmio, que será disputado em Barcelona, na Espanha. E correndo em casa, quem chega com a obrigação de melhorar o resultado é Fernando Alonso. Vale lembrar que nesta semana a Pirelli, fabricante dos pneus da F1, deve fazer algumas alterações nos compostos e que vão valer a partir do circuito da Catalunha. Afinal, ninguém quer ser acusado de influenciar no resultado quando a disputa pelo mundial estiver mais definida.
*Para quem quiser conferir a entrevista na íntegra, em inglês, com a engenheira Gill Jones, tá aqui.

twitter: @prikinder