A temporada de 2013 da Fórmula 1 começa igual ao ano passado, sem ninguém saber, por enquanto, quem é o favorito ou a melhor equipe. Mas o que ninguém duvida é que a estratégia no uso dos pneus aliada à experiência dos pilotos é o que fez e vai continuar fazendo a diferença nas próximas corridas.
Ao vencer o GP da China, em Xangai, Fernando Alonso encerrou um jejum após 12 corridas. A última vitória do espanhol foi no GP da Alemanha, em julho do ano passado. Com o resultado, o piloto da Ferrari conquistou a 31ª vitória da carreira, igualando-se ao inglês Nigel Mansell. O espanhol agora está na lista como o quarto maior vencedor da F1, atrás de Ayrton Senna (41), Alain Prost (51) e Michael Schumacher (91).
Não sou muito fã dessas ondas de “futurologias”, e ainda mais em início de temporada. Mas a impressão que tenho é a de que Alonso está mesmo muito determinado em ser campeão mundial neste ano. A briga para o terceiro título na carreira do espanhol está apenas começando: dentro da equipe, com Felipe Massa, que o superou nos treinos de classificação nas duas primeiras etapas e no treino livre da sexta-feira em Xangai. E na pista: com os demais campeões mundiais Sebastian Vettel, Kimi Raikkönen ou ainda Lewis Hamilton. Ao meu ver, a Red Bull ainda não se entendeu com os pneus, a Mercedes ainda precisa de ajustes e a Lotus ainda tem altos e baixos nos acertos dos carros.
É verdade que Alonso realmente não parece preocupado se Massa anda na frente nos treinos… Ou se Hamilton faz a pole. Ou se tem briga interna na Red Bull. O que ele quer mesmo é levar o F138 mais vezes para o alto do pódio, ter regularidade na pista e marcar pontos, porque sabe que o carro já se mostrou forte nessas primeiras provas. A maior ameaça está nos pneus: se a Pirelli resolver alterá-los para compostos mais duros – e que se desgastam menos – a partir da temporada europeia (ou seja, depois do GP do Bahrein, que é a próxima etapa), o time de Maranello pode sentir a diferença, já que os carros tiveram melhor desempenho com compostos mais macios.
Apesar da vitória, Alonso está em terceiro no campeonato com 43 pontos, atrás de Räikkönen com 49 pontos e Vettel com 52 pontos. E o piloto da Ferrari só não lidera o campeonato porque, na abertura da temporada em Melbourne, na Austrália, foi pego de surpresa pela estratégia da Lotus de Kimi Räikkönen e terminou a prova em segundo lugar. E porque em Sepang, no GP da Malásia, bateu na traseira de Sebastian Vettel, não trocou o bico do carro e abandonou a prova.
Compartilho com vocês um video bem legal com os melhores momentos da corrida em Xangai editado com a trilha sonora de Jason Derulo – Ridin’ Solo:

Mas tudo é uma questão de tempo.
Agora a F1 segue para o deserto do Sakhir e neste final de semana vamos acompanhar o GP do Bahrein, que no ano passado teve a vitória de Sebastian Vettel de ponta a ponta.

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