Agora saímos do oval de 2,5 milhas (ou aproximadamente 4 quilômetros) nos Estados Unidos e seguimos para as ruas de Mônaco. A tradicional pista do circuito de Monte Carlo tem 3.340 metros, curvas famosas e estreitas (entre elas Sainte Devote, Mirabeau, Loews, La Rascasse), além de um túnel em que os carros atingem a maior velocidade na pista, que não ultrapassa 280 km/h. É o traçado mais lento e mais travado de toda a temporada. Quem faz a pole position no Principado tem grandes chances de conquistar o pódio. A maior referência que se tem de Mônaco é Ayrton Senna. Foi lá que, em 1984, o brasileiro apareceu para o mundo ao conquistar o primeiro pódio pela Toleman e até poderia ter vencido se a corrida não tivesse sido interrompida. Em dez provas disputadas em Monte Carlo, ele venceu seis. A primeira em 1987, pela Lotus, ainda contou com uma dobradinha no pódio com Nelson Piquet (Williams). Senna ainda venceu com a McLaren em 1989, 1990, 1991, 1992 (numa corrida inesquecível, depois de segurar o “leão” Nigel Mansell por cinco voltas) e em 1993, quando quebrou o recorde do inglês Graham Hill, que tinha cinco vitórias. Senna se tornaria o “Rei de Mônaco” ao chegar na frente pela sexta vez naquele charmoso circuito.
Entre tantos grandes prêmios disputados nas ruas de Monte Carlo, um inesquecível (e histórico) foi o de 1996. Com a chuva, os carros foram ficando pela pista e apenas quatro terminaram a prova: Olivier Panis (Ligier), David Coulthard (Mclaren), e os dois pilotos da Sauber: Johnny Herbert e Heinz-Harald Frentzen. A Sky Sports fez um vídeo no ano passado mostrando carros de diferentes temporadas pelas ruas de Mônaco:
O espaço aqui é muito pequeno para compartilhar tantas histórias desses templos sagrados do automobilismo. E ainda nem falamos das 24 Horas de Le Mans, que começou a ser disputada em 1923 e neste ano completa 90 anos (a prova também foi interrompida durante o período da Segunda Guerra Mundial). Os carros percorrem mais de 13 quilômetros no circuito francês que faz parte da temporada do FIA World Endurance Championship (WEC).
Sobre Le Mans você acompanha aqui no #elascomentam durante o final de semana da corrida, que será disputada nos dia 22 e 23 de junho.
E se fosse para escolher uma corrida para torcer pessoalmente, por qual delas você optaria? Mônaco, Indianápolis ou Le Mans?

No Twitter: @prikinder