segunda-feira, 22 de outubro de 2007

E o campeonato vai para...

E não é que deu Kimi Raikkonen?
Juro que não consultei oráculos, bola de cristal, tarô, numerologia. Nada do tipo. (ver post Felipe Massa sai na frente)
Foi só uma intuição baseada no pouquinho de experiência em acompanhar a F-1 por mais de quinze anos...

Kimi já tentou colocar a mão na taça outras duas vezes. Começou a carreira na F-1 em 2001 pela equipe Sauber. Foi vice-campeão com a Mclarem em 2003 (ficou só um ponto atrás de Michael Schumacher) e em 2005 (quando o título foi para Fernando Alonso). Dessa vez, o trabalho da equipe Ferrari contou muito para a conquista do mundial de pilotos. Tanto que Felipe Massa, que largou na pole e liderou boa parte do GP em Interlagos, deixou a vitória para o finlandês após o segundo pit-stop. E era isso que interessava para marcar o nome do "The Ice Man", sempre quieto e reservado, na história da Fórumla 1.

Além do trabalho de equipe, destaco que a maturidade de Kimi foi outro fator que contribuiu - e muito - para a conquista do título inédito. Hamilton era o favorito, sem dúvida. Tinha a vantagem de estar em primeiro no campeonato. Mas a experiência falou mais alto. Afinal, quando você não está sob pressão consegue pensar melhor e isso pode significar errar menos. Arriscar-se sabendo qual o perigo que você corre e como dará o próximo passo.

Agora é esperar pela próxima temporada, com a estréia de dois GPs: Cingapura e Valência (GP da Europa). São circuitos de rua e, certamente, novos desafios aos pilotos e equipes. A abertura do campeonato será na Austrália, dia 16 de março de 2008.
Quem sabe não é a hora da Ferrari retribuir o gesto com Felipe Massa?

Aí vão duas dicas de sites oficiais:
para conhecer melhor o perfil do Campeão Mundial de 2008: http://www.kimiraikkonen.com/
para acompanhar o universo da F-1: http://www.formula1.com/

p.s.: mas Kimi Raikkonen pode ter de esperar vários dias, ou até semanas, para ter certeza absoluta de que é o novo campeão da Fórmula 1. Vale lembrar que a Mclaren informou à Federação Internacional de Automobilismo que pretende recorrer contra a decisão dos comissários de não punir Williams e BMW-Sauber pelas irregularidades na temperatura dos combustíveis em Interlagos. A McLaren tem uma semana para decidir o que fazer, mas é pouco provável que consiga tirar o título de Raikkonen.

Nenhum comentário: