Texto originalmente publicado em 17 de outubro 2013 no site #ElasComentam 

Sebastian Vettel venceu. De novo. Pela quinta vez seguida na temporada.
Mas, conquistar a quarta vitória no grande prêmio de Suzuka, no Japão, não foi uma tarefa das mais fáceis. Primeiro, porque quem largou na frente foi o companheiro de equipe Mark Webber. Depois, o tricampeão perdeu a segunda posição na largada para o francês Romain Grosjean, da Lotus. E ainda se envolveu em um toque com Lewis Hamilton (Mercedes), que poderia ter danificado a asa dianteira da Red Bull. Mas, sorte de campeão é sorte de campeão e ninguém discute. Por isso, o jovem de Heppenheim seguiu em frente até alcançar, no final das 53 voltas, a 35ª vitória da carreira e a nona nesta temporada.
Vettel tinha chances de conquistar o tetra em solo nipônico, no mesmo circuito em que conseguiu o bicampeonato em 2011. E Suzuka também é famoso por ser o autódromo que mais assistiu a decisões de títulos. Segundo o jornalista Reginaldo Leme, foram onze vezes em 24 disputas, e entre elas estão os três títulos de Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991) e o título de Nelson Piquet, em 1987.
Só que o vice-líder Fernando Alonso chegou em quarto lugar e adiou a festa do piloto  alemão. Faltando quatro provas para o final da temporada, a diferença entre os pilotos é de 90 pontos. Mesmo que o espanhol vença a próxima etapa no circuito de Buddh, na Índia, Vettel pode chegar em quinto lugar para conquistar o título antecipadamente e entrar para o seleto time em que já estão Juan Manuel Fangio, Alain Prost e Michael Schumacher.
A corrida até que foi movimentada com disputas de posições, mas o destaque da vez foi para Roman Grosejan. Até cheguei a acreditar que o francês quebraria a sequência de vitórias de Vettel, afinal na largada pulou da quarta para a primeira posição e liderou boa parte da corrida. Mas o desgaste dos pneus na segunda parte da prova, somada a estratégia da equipe rubro-taurina que levou Vettel a fazer duas paradas e a Webber três, deu à Lotus o terceiro lugar. De qualquer maneira, é bom lembrar que só na penúltima volta Webber ultrapassou Grosjean e assumiu o segundo lugar. E que Vettel só conseguiu assumir a posição do francês faltando 12 voltas para o final da prova. Na estratégia da equipe, Webber fez uma nova parada e Vettel assumiu a liderança.
Pelo o que parece, Grosejan conseguiu se livrar do apelido de “o maluco da primeira volta”, dado por Mark Webber em Suzuka no ano passado. Para quem não se lembra, o piloto da Lotus provocou um acidente com o australiano na largada do GP do Japão, um dos vários no histórico dele na temporada de 2012. Naquele ano, o francês também chegou a ser suspenso por uma corrida depois de provocar um acidente na largada de Spa-Francorchamps. Assim, o campeão da temporada de 2011 da GP2 mostra que deixou a ansiedade de lado, tem se mostrado mais maduro e prudente a cada prova. Porque ele é veloz e pode, em pouco tempo, conquistar mais espaço – e respeito – dentro do automobilismo mundial.
E assim como Sebastian Vettel, a Red Bull está próxima de mais um título. A equipe chegou aos 445 pontos e lidera o mundial de construtores, com uma vantagem de 148 pontos para a Ferrari, a segunda colocada com 297 pontos. E se quiser conquistar o vice, o time de Maranello precisa se empenhar bastante nas próximas provas, já que logo atrás estão a Mercedes (287) e Lotus (264).
#Rapidinhas
IndyCar: A decisão do título mundial acontece neste sábado (19) no circuito oval de Fontana, na Califórnia. O neozelandês Scott Dixon (Ganassi) busca o tricampeonato enquanto o brasileiro Helio Castroneves (Penske) tenta o título inédito na categoria. A disputa se parece com a de 2008 quando os dois pilotos também chegaram na última corrida em Chicago decidindo o campeonato. Castroneves venceu depois de largar em último, mas Dixon chegou em segundo lugar e garantiu o bicampeonato. O que resta é torcer para que vença o melhor. Mas é claro que a gente torce mesmo é que dê Brasil no final desta temporada.
Stock Car: Além das pistas da Nascar e da Indy, chegou a vez da Stock Car fazer parte do “Outubro Rosa”, campanha mundial de combate ao câncer de mama. Na 10ª etapa, que será disputada neste final de semana no autódromo internacional de Curitiba (PR), Rubens Barrichello vai trocar a tradicional pintura verde da equipe Full Time pela cor rosa. A corrida também marca o primeiro ano da estreia do piloto paulista na categoria.
DTM: A temporada do DTM (Campeonato de Turismo Alemão) termina neste domingo (20) com a etapa de Hockenheim. Apesar de o título de pilotos ter ficado nas mãos de Mike Rockenfeller e o vice com Augusto Farfus, o brasileiro quer ajudar a equipe a conquistar o título de construtores. A briga está entre Audi, de Rockenfeller, e a BMW, de Farfus. A diferença é de apenas oito pontos: 325 da Audi contra 317 pontos da BMW. A Mercedes, terceira colocada com 239 pontos, não tem mais chances de estar nessa briga.
Fórmula Truck: Régis Boessio (ABF Desenvolvimento Team) conquistou a vitória na 8ª etapa do campeonato brasileiro de F-Truck, disputada no Autódromo Internacional Dr. Nelson Luiz Barro, em Guaporé (RS), no último domingo. O piloto da casa superou Felipe Giaffone, Beto Monteiro e Djalma Fogaça nas voltas finais para assegurar a segunda vitória na temporada e fazer a alegria da torcida, já que Boessio é o único piloto gaúcho da Truck. Com os resultados de Guaporé, Monteiro segue na liderança com 126 pontos, 28 pontos a mais frente de Boessio, segundo colocado e que está empatado com Geraldo Piquet. Leandro Totti, com 90 pontos, é o quarto, seguido por Felipe Giaffone, com 85 pontos. A penúltima etapa da F-Truck acontece no dia 10 de novembro, em Curitiba.
Foto: Mark Thompson/Getty Images
Twitter: @prikinder