texto originalmente publicado em 01 de outubro 2013 no site #ElasComentam
Augusto Farfus Junior é o primeiro piloto brasileiro a disputar um dos campeonatos mais conhecidos no mundo, o alemão de turismo conhecido como DTM (Deustche Tourenwagen Masters). E no último fim de semana no circuito de Zandvoort, na Holanda, o curitibano que disputa a temporada pela equipe BMW conquistou mais uma vitória, a terceira deste ano e de número #50 da montadora alemã. Além de estar pela quarta vez seguida no pódio.
Apesar da vitória, Farfus não conseguiu evitar o título por antecipação do alemão Mike Rockenfeller, da equipe Audi, que ficou em segundo lugar na corrida. Com esse resultado o brasileiro já garantiu o vice-campeonato, porque faltando apenas uma etapa, a de Hockenheim no dia 20 de outubro, o terceiro colocado Christian Vietoris (Mercedes) não pode mais alcançar Farfus. O piloto da BMW era o único que poderia adiar para a última etapa a decisão do título de Rocky, de 29 anos e que tem entre outras conquistas no currículo a vitória das 24 Horas de Le Mans de 2010.
Além da corrida na Holanda, Augusto Farfus venceu duas corridas na temporada: a de Hockenheim, na abertura do campeonato, e em Oschersleben, na oitava etapa. Foi nesta prova que ele entrou de vez na briga pelo título e deixou o nome do Brasil em destaque no campeonato alemão. Infelizmente em algumas provas o carro de Farfus se mostrou muito irregular e por isso, os pontos não conquistados fizeram a diferença nessa reta final
Para quem não conhece o DTM, a categoria alemã se parece com a da Stock Car no Brasil. Para muitos é considerada a principal de carros de turismo no mundo. Atualmente Audi, BMW e Mercedes-Benz participam do campeonato. No Brasil, o espaço dado ao DTM é pequeno e quem quer assistir a transmissão das provas pode acompanhar pelo canal BandSports. Na Alemanha, o campeonato é muito popular, transmitido pelo principal canal do país, ao vivo e em todas as etapas, com arquibancadas sempre lotadas. E o melhor de tudo é que o hino do vencedor é cantado ao vivo na cerimônia do pódio. De arrepiar!
Mas, afinal, quem é Augusto Farfus Junior?
Aos 30 anos ele já coleciona muitas vitórias. A primeira, aos seis anos, na categoria de mini-motos em Curitiba (PR). Dali vieram o primeiro apelido (o menino da moto mágica) e o primeiro título, que se somou, mais tarde, aos mais de 10 nacionais e internacionais conquistados por esse curitibano.
Em 1992, Farfus foi para o kart e o bom desempenho o levou para disputar campeonatos na Europa. No ano 2000 foi para a Itália e passou do kart aos monopostos. Conquistou em 2002 o título de Campeão Europeu de Fórmula Renault. Com a taça nas mãos, em 2003, veio o convite para disputar o Campeonato de Fórmula 3000 Europeia como primeiro piloto da equipe Draco. E, mais uma vez, conquistou o título, só que nesse ano com duas corridas de antecedência.
Entre 2004 e 2011, Farfus disputou o campeonato mundial de carros de turismo (WTCC). Primeiro passou pela Alfa Romeo, mas desde 2007 é piloto oficial da equipe BMW. No ano passado, o brasileiro conquistou o 6º lugar no DTM e foi considerado o melhor estreante do ano com uma vitória (Valência/Espanha) e duas poles positions.  Já na segunda corrida no campeonato se tornou o primeiro piloto brasileiro a conquistar um troféu na categoria alemã.
Para mim, além de ser um brasileiro que já tem o nome na história do automobilismo mundial, Farfus é o piloto com quem descobri a emoção de acompanhar uma corrida do DTM. Depois de assistir a primeira vitória dele nesta temporada, não parei mais de torcer e acompanhar as disputas do campeonato alemão. Também me emocionei a cada vez que ele subiu ao pódio.
E quem quiser conhecer um lado divertido desse brasileiro, deixo uma dica. No ano passado circulou na internet um vídeo em que Augusto Farfus levou a esposa Liri para dar uma volta com um carro esportivo na pista de Nürburgring, num desafiador traçado de quase 23 km.
O vídeo revelou o apelido “Ninho” (ou seria Ninhooooooo!!!) para o mundo. Confira:
crédito da foto: DTM (Divulgação)
#Rapidinhas
IndyCar: Helio Castroneves pode conquistar o primeiro título na Fórmula Indy durante a rodada dupla em Houston (EUA, que será disputada neste sábado e domingo. Na liderança do campeonato, o piloto da Penske tem 501 pontos contra 452 do neozelandês Scott Dixon, da Ganassi. Faltando três corridas para o fim da temporada, ele pode levar o título no final de semana se deixar a diferença para a vice-liderança em no mínimo 54 pontos, já que a última prova será no circuito de Fontana, na Califórnia. Caso vença as duas provas, Helio confirmaria o título sem depender de nenhum outro resultado. Vamos torcer!
twitter: @prikinder