texto originalmente publicado em 08 de outubro 2013 no #ElasComentam
Helio Castroneves começou o último final de semana como líder do campeonato da Indycar e com 49 pontos de diferença para o segundo colocado, o neozelandês Scott Dixon. Mas a rodada dupla disputada em Houston, no Texas, mudou os rumos dessa história e acrescenta mais emoção nessa reta final. Pelo oitavo ano consecutivo, o campeão da temporada vai ser conhecido apenas na última etapa, desta vez no circuito oval de Fontana, na Califórnia.
Na primeira corrida no Reliant Park, disputada no sábado, o brasileiro largou na 21ª posição e com problemas no câmbio, terminou a prova em 18º lugar. Já o piloto da equipe Ganassi largou em segundo e conquistou a vitória em Houston, a quarta dele na temporada. Com o primeiro lugar, Dixon diminuiu a diferença para Castroneves para oito pontos.
A esperança era de que no domingo as coisas fossem diferentes. Pela manhã, uma forte chuva impediu a classificação para a segunda prova e o treino que decidiria a ordem dos pilotos no grid foi cancelado. A direção de prova decidiu que os pilotos largariam confirme a classificação no campeonato, e pelo regulamento, valeria a ordem depois do fim da rodada anterior, ou seja, a etapa de Baltimore, e não a primeira corrida de Houston. Assim, Castroneves e Dixon largaram na primeira fila.
A alegria de sair na frente durou pouco para o carro #3: na 11ª volta, Helio voltou a ter problemas na caixa de câmbio. Foi para os boxes, esperou várias voltas até o carro ser consertado, retornou à pista e conseguiu terminar a prova na 23ª colocação. Dixon liderava a corrida quando Will Power, companheiro de equipe de Castroneves, aproveitou a relargada depois de uma bandeira amarela e ultrapassou o piloto da Ganassi. A vitória do australiano (a segunda dele do ano) impediu que Dixon disparasse no campeonato e garantiu que a diferença entre o brasileiro e o neozelandês ficasse em 25 pontos.
Para a etapa decisiva que será disputada no dia 19 de outubro, no circuito oval de Fontana, o neozelandês agora é o favorito para conquistar o terceiro título. Estão em jogo 53 pontos, mas, para que esse quadro se reverta e a Indy tenha um campeão inédito, Helio precisa vencer a prova e torcer para que Dixon termine a corrida acima do oitavo lugar. É o momento do tudo ou nada. E que vença o melhor!
Ao voltar cinco anos no “túnel do tempo”, encontrei várias coincidências: a disputa do título aconteceu entre os mesmos pilotos e o campeonato também foi decidido em um circuito oval, mas o de Chicago (Chicagoland Speedway). Para quem não se lembra, nas últimas voltas os carros de Castroneves e Dixon ficaram lado a lado. O brasileiro cruzou a linha de chegada com 0s003 a frente, mas nem mesmo a vitória foi suficiente para impedir que o neozelandês, com o segundo lugar, conquistasse o bicampeonato.
Nos circuitos ovais nesta temporada (Indianapolis, Texas, Milwaukee e Iowa), o tricampeão das 500 Milhas terminou na frente de Dixon em todos, inclusive conquistou a única vitória até aqui no Texas Motor Speedway. Mas o piloto do carro #9 está na frente em outro ranking: tem quatro vitórias e liderou, até a 18ª etapa, um total de 254 voltas, contra 212 voltas de Castroneves.Essa decisão vai ser muito acirrada. Apesar de o campeonato ter sido equilibrado, Penske e Ganassi mostraram que continuam fortes. Para quem, no início da temporada, não acreditava que o time de Chip Ganassi, mesmo com dois campeões mundiais e vencedores das 500 Milhas, pudesse reagir, chegamos à reta final com a certeza de que todo jogo pode ser revertido.
#Rapidinhas
Acidente em Houston: A segunda corrida foi marcada por um acidente na última volta entre Dario Franchitti e Takuma Sato. Ao tentar ultrapassar Sato, Franchitti acabou acertando a traseira do carro do japonês, decolou e bateu contra o alambrado. Com o impacto, vários pedaços do carro #10 voaram em direção aos torcedores que estavam nas arquibancadas. Segundo a organização da prova, 13 pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade. Dario Franchitti foi imobilizado pelos médicos e teve de ser transferido para o Memorial Hermann Hospital, em Houston. Ele sofreu uma fratura no tornozelo direito e em duas vértebras, além de ter levado uma pancada na cabeça. Pelo twitter, o escocês tranquilizou os fãs agradecendo a todos pelas mensagens. A última atualização do boletim médico informou que Franchitti passou por cirurgia para estabilizar a fratura e ele vai ficar mais alguns dias no hospital. Ainda nesta semana o piloto deve ser transferido para Indianápolis para novas avaliações.
Fórmula 1: O caminho para Sebastian Vettel se tornar o piloto mais jovem a conquistar o tetracampeonato de Fórmula 1 está livre. E com os adversários cada vez mais distantes. Na madrugada de sábado para domingo, o alemão venceu o GP da Coreia do Sul, em Yeongam. Essa foi a oitava vitória na temporada e a quarta consecutiva. Agora, o piloto da Red Bull tem 272 pontos contra 195 pontos do segundo colocado Fernando Alonso, que chegou em sexto lugar. Completaram o pódio os carros da Lotus: Kimi Raikkonen e Roman Grosjean. Felipe Massa rodou na primeira volta e fez uma corrida de recuperação, terminando a prova em nono lugar. A vantagem de 77 pontos pode dar a Vettel o título no próximo domingo em Suzuka, no Japão. Se o alemão vencer, precisa torcer para que o espanhol termine a prova em no máximo na oitava colocação para garantir o título. Em 2011 Vettel conquistou o bicampeonato no Japão, com quatro corridas de antecedência.
Tony Kanaan em nova equipe para 2014:
O mistério chegou ao fim. Campeão das 500 Milhas deste ano, Tony Kanaan vai correr pela equipe Ganassi na temporada do ano que vem. O brasileiro estará no quarto carro da equipe de Chip Ganassi, um dos mais vencedores da história da Indy. Kanaan volta a ser companheiro do amigo, o escocês Dario Franchitti (tetracampeão), além do neozelandês Scott Dixon (bicampeão) e do norte-americano Charlie Kimball. Esta é a sexta equipe que TK faz parte em 16 anos correndo nos Estados Unidos e já passou pelas equipes Tasman, Forsythe, MoNunn, Andretti e a atual KV. Curiosidade: em 15 temporadas da Indycar, Kanaan é o recordista no número de largadas (273), tem 16 vitórias, 15 poles e liderou 3.336 voltas. Além de ser o campeão da temporada de 2004.
Fotos: David Phillip/AP
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