domingo, 9 de abril de 2017

Depois de dois anos James Hinchcliffe volta a vencer na Indy

James Hinchcliffe vence o GP de Long Beach (Califórnia)
Imagem: IndyCar
O canadense James Hinchcliffe (#5) conquistou a quinta vitória da carreira no grande prêmio disputado nas ruas de Long Beach, na Califórnia, nesse domingo. E deu à equipe Schmidt Peterson a sexta vitória como piloto e primeira no circuito que é um dos mais tradicionais da Fórmula Indy. Os pilotos Sebastien Bourdais (#18), da Dale Coyne, e Josef Newgarden (#2), da Penske, completaram o pódio em Long Beach.

Bandeira verde e o pole Helio Castroneves (#3), da Penske, caiu para sexto e deixou a liderança para Scott Dixon (#9), da Ganassi. O neozelandês liderou a prova até a parada nos boxes na volta 16 quando Ryan Hunter-Reay (#28), da Andretti, assumiu o primeiro lugar. Na segunda parte dos pitstops, enquanto Hunter-Reay e Alexander Rossi (#98), da Andretti Herta Autosport, foram para os boxes, Hinchcliffe ficou na pista e parou uma volta depois. Dixon e Newgarden também fizeram uma nova parada e o canadense assumiu a liderança.

E a sorte estava do lado de Hinchcliffe. Na volta 62 o carro de Rossi parou na pista com problemas mecânicos e com isso a direção de prova acionou a bandeira amarela. Hinchcliffe foi bem na relargada e faltando sete voltas para o final da prova, Hunter-Reay, que estava logo atrás do canadense, teve problemas elétricos e parou. Em tempo: nenhum dos carros da Andretti terminou a corrida de Long Beach.

A corrida foi reiniciada a três voltas do final, Hinchcliffe conseguiu abrir alguns preciosos segundos na relargada e evitar a ultrapassagem de Bourdais. Essa foi a primeira vitória do piloto canadense em um circuito de rua desde a vitória em São Petersburgo, em 2013.

Hinchcliffe, de 30 anos, voltou a subir no lugar mais alto do pódio após dois anos. A última vitória aconteceu em 2015 no GP de Louisiana, disputado em New Orleans. No mesmo ano, o canadense sofreu um grave acidente nos treinos das 500 Milhas de Indianápolis e ficou fora de toda a temporada. Retornou às atividades no ano passado e conquistou a poleposition na corrida centenária no Motor Speedway.

E o mais curioso: meses depois de ter conquistado o segundo lugar no programa Dancing with The Stars, James Hinchcliffe voltou à Califórnia neste final de semana e conquistou a vitória nas ruas de Long Beach. Ele mostrou que superou desafios e aprendeu a dançar, mas são nos monopostos que o canadense também sabe dar show!

Os brasileiros Helio Castroneves terminam a prova em 9º lugar e Tony Kanaan (#10), da Ganassi, na 15º posição.

Depois de duas corridas disputadas, Sebastien Bourdais lidera o campeonato com 93 pontos, seguido de James Hinchcliffe com 74 pontos, Simon Pagenaud com 71. Helio Castroneves ocupa a sexta posição com 51 pontos e Tony Kanaan, na 15ª posição, com 33 pontos.

A Fórmula Indy retorna no dia 23 de abril, no Grande Prêmio do Alabama, no Barber Motorsports. 

Nenhum comentário: