quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Será que o amor acabou?

A relação entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg, que já não andava lá essas coisas, piorou muito depois do grande prêmio da Bélgica. Logo na segunda volta os pilotos se envolveram numa batida que, aparentemente, parecia ser incidente de prova. Mal a corrida havia começado e já tínhamos o inglês com o pneu esquerdo traseiro furado e o alemão, tentando recuperar a liderança, com um pedaço do bico danificado. 

Enquanto Lewis caiu para último, e abandonou a prova enquanto estava na 16ª posição, Nico conseguiu se recuperar e chegou em segundo lugar. Será que valia mesmo a pena perder um pedaço de asa para prejudicar o companheiro de equipe?

Quando a temporada começou, todos sabiam que a Mercedes era a equipe a ser batida. Inclusive os pilotos da escuderia que, no ano anterior, pareciam ter tido uma ótima convivência, afinal ambos cultivavam uma amizade de muitos anos e que teve início no kart. Mas a conquista do campeonato deste ano levou os amigos, que também são ótimos pilotos, a uma concorrência maior. E quando há um título em disputa a competição inevitavelmente fala mais alto.



No automobilismo há uma teoria em que o primeiro adversário de um piloto é o companheiro de equipe. E isso está sendo levado à risca dentro da Mercedes. Desde a segunda corrida na Malásia, com a primeira vez dos dois pilotos da equipe no pódio, Lewis e Nico sempre andaram muito próximos. Os carros prateados somam sete dobradinhas, com cinco vitórias de Hamilton e quatro de Rosberg. Mas desde o grande prêmio de Mônaco eles vivem em um clima nada agradável. Foi quando Rosberg parou na área de escape durante o treino de classificação, provocou bandeira amarela e Hamilton chegou a declarar que ele fez isso propositalmente, o que atrapalhou a volta rápida e uma possível pole position.

Já no grande prêmio da Hungria, o último antes das férias da F1, foi a vez do alemão ficar muito bravo com o inglês, que se recusou a aceitar a ordem da Mercedes de dar passagem ao companheiro que estava com uma estratégia de uma parada a mais nos boxes. A equipe chegou a fazer uma reunião com os pilotos para acalmar os ânimos, mas no último domingo Lewis chegou a sugerir que essa atitude levou o alemão a provocar a batida no circuito de Spa-Francorchamps.

Apesar de a regra #1 da Mercedes ser “não batam entre vocês”, os últimos episódios dessa disputa interna preocupa cada vez mais a direção da escuderia. Até porque esse é um momento decisivo entre os dois pilotos e também da equipe. Claro que o duelo entre eles é um ingrediente a mais para as corridas, mas quem quer ganhar o campeonato precisa se preocupar em fazer um bom trabalho dentro das pistas, de forma competitiva, porém limpa. Se Rosberg bateu de propósito, agiu de maneira desleal e isso não é nada legal para o esporte.

Enquanto isso, a Red Bull se aproveita das confusões da Mercedes para ir chegando devagarinho no campeonato. Daniel Ricciardo conquistou a terceira vitória na temporada. O australiano está em terceiro lugar no campeonato com 156 pontos. Sem terminar a prova, Lewis Hamilton permaneceu em segundo com 191 pontos e Nico Rosberg segue na liderança com 220 pontos.
 
O próximo duelo entre Nico e Lewis acontece no dia 7 de setembro, no grande prêmio de Monza, na Itália. Todos estão muito ansiosos para saber se o amor acabou mesmo ou se ainda resta um pouco até o final da temporada.


Twitter: @prikinder
 

Nenhum comentário: