Embora seja brasileira e não desista, nunca, de ver um dos nossos pilotos chegando à frente, nesta temporada da Fórmula Indy estava torcendo pelo primeiro título de Will Power. Afinal nos dois últimos anos o australiano perdeu o campeonato na última corrida para o escocês Dario Franchitti.
 
Tive a oportunidade de vê-lo disputando a São Paulo Indy 300, no Anhembi. Fiquei impressionada como ele contornava o “S” do Samba – que fica no fim da reta da largada, e onde acontecem os desfiles das escolas de samba durante o carnaval. Era rápido e preciso. Tanto que fez a pole position e venceu a etapa brasileira pela terceira vez.
 
Por isso é que costumo dizer que ser favorito não é ser campeão. Tudo pode acontecer até a bandeirada final.
 
Quem viu o início da temporada acreditou que Will Power (Penske) fosse grande o favorito ao título deste ano. Mas da metade para o fim, o norte-americano Ryan Hunter-Heay (Andretti) reagiu. E na última prova, apesar dos 17 pontos de vantagem, era bom lembrar que o piloto australiano não teve bons resultados em circuitos ovais. Só neste ano foram cinco provas nesse tipo de pista: Power terminou em apenas duas (Milwaukee e Texas) e fez 86 pontos nelas. Enquanto que o norte-americano conquistou duas vitórias em ovais (Milwaukee e Iowa) e marcou 168 pontos. Esse desempenho também garantiu a Hunter-Reay o Troféu AJ Foyt de campeão dos ovais, superando o brasileiro Tony Kanaan.
 
 
Na 15ª e última etapa disputada no circuito oval de Fontana, na Califórnia (EUA), o desempenho do piloto da Penske decepcionou. Power largou na 13ª posição (tinha feito o terceiro tempo, mas por conta de uma punição perdeu dez posições no grid) e estava fazendo uma boa corrida quando, na volta 55, ao ultrapassar Ryan Hunter-Reay perdeu a traseira do carro e bateu no muro. Mas a equipe Penske consertou o carro do australiano e ele voltou para a pista 70 voltas depois. Com isso, o piloto da Andretti teria de chegar pelo menos em quinto lugar para ganhar 30 pontos e se consagrar campeão desta temporada.
 
O norte-americano, que tinha largado na 22ª posição, não só terminou a corrida em quarto lugar como conquistou o primeiro título da Indy três pontos a frente de Will Power, que ficou pela terceira vez consecutiva com o vice-campeonato da categoria. Vale lembrar que a última conquista de um piloto dos Estados Unidos na Indy foi em 2006, com San Hornish Jr. Hunter-Reay também voltou a dar um título à equipe Andretti depois de quatro anos da conquista por Dario Franchitti.
 
Ed Carpenter (Ed Carpenter Racing) cruzou a linha de chegada em bandeira amarela e venceu GP de Fontana, seguido dos pilotos da equipe Ganassi: o escocês Dario Franchitti e o australiano Scott Dixon. Entre os brasileiros, Helio Castroneves (Penske) terminou na quinta posição e Tony Kanaan (KV Racing) em 18º. Rubens Barrichello (KV Racing) abandonou na 109º volta com problemas no motor.
 
E é assim que a temporada 2012 da Indy terminou. No calendário, menos etapas do que os últimos anos e uma disputa muito evidente, desde o início, entre Penske e Andretti. Temporada de estreia do novo modelo de carro, o DW12, fabricado pela Dallara para a categoria. Da estreia também de Rubens Barrichello depois de 19 temporadas na Fórmula 1. Das relargadas extraordinárias de Tony Kanaan. Das vitórias de Helio Castroneves em São Petersburgo e em Edmonton, além de ter ficado perto da chance de entrar na briga pelo título. E no final ainda ser o melhor entre os brasileiros com o quarto lugar na temporada. Os pilotos da KV Racing, e também amigos, Kanaan e Barrichello terminaram o campeonato em nono e décimo segundo, respectivamente.
 
O fim de semana foi perfeito para Hunter-Reay. O mais novo campeão da Indy renovou o contrato e vai permanecer por mais duas temporadas na equipe Andretti. Helio Castroneves continua na Penske. Tony Kanaan na KV Racing e Rubens Barrichello está em negociação para seguir na Indy no ano que vem.
 

 
Espero que em 2013 pilotos e equipes estejam mais adaptados aos carros. E que no próximo ano nossos brasileiros venham com tudo: vençam mais e estejam cada vez mais próximos de trazer um título para o país.
 
E para saber quem, além de Ryan Hunter-Reay e dos brasileiros Emerson Fittipaldi (1989), Gil de Ferran (2000/2001) e Tony Kanaan (2004) já foi campeão da Indy e Cart/Champ Car recomendo acessar o site do Autoracing:
 
Crédito das fotos: AFP
 
Twitter: @prikinder