terça-feira, 14 de agosto de 2012

Helio Castroneves está na disputa pelo campeonato

**postagem publicada originalmente em 08/08/2012 no #elascomentam: http://www.elascomentam.com.br


A Fórmula Indy entra na reta final. Faltando três provas para o fim da temporada – Sonoma, Baltimore e Fontana – tem brasileiro na disputa pelo título: é Helio Castroneves, piloto da Penske. Ele tem 353 pontos e está na terceira posição do campeonato, atrás de Ryan Hunter-Reay, da Andretti, com 374 pontos e do líder Will Power, da Penske, com 379 pontos.

Power reassumiu a liderança na etapa de Mid-Ohio, disputada no último fim de semana em Lexington, nos Estados Unidos. Conhecido pela habilidade em circuitos mistos, o piloto australiano da Penske largou na pole position e claro, como favorito para vencer mais uma. Nas primeiras voltas foi pressionado pelo escocês Dario Franchitti (Chip Ganassi). Mas foi nos boxes que perdeu a primeira posição para Scott Dixon, da Chip Ganassi. O neozelandês administrou a vantagem e foi assim até o final da corrida. Dixon repetiu o resultado do ano passado, quando também venceu em Mid-Ohio. Completaram o pódio Will Power e francês Simon Pagenaud (Schmidt Hamilton). 
 
Entre os brasileiros, Tony Kanaan, da KV Racing, foi o grande destaque na prova. Depois de largar na 18ª posição, fez uma corrida de recuperação. Além de estar com um carro mais competitivo do que na última corrida, a estratégia de ir pra cima no estilo “sem medo de ser feliz” e fazer poucas paradas abriu caminho para as ultrapassagens. E assim ele terminou na sexta posição. Rubens Barrichello (KV Racing) foi o 15º e Helio Castroneves (Penske), o 16º. 

Helinho chegou em Mid-Ohio na vice-liderança, conquistada depois da vitória em Edmonton, no Canadá. Mas no domingo largou na 23ª posição porque trocou o motor após a classificação. Durante a prova, que não teve nenhuma bandeira amarela, o piloto brasileiro da Penske fez três paradas nos boxes, pegou muito tráfego e no final ainda precisou desacelerar um pouco para não correr o risco de pane seca. Mesmo assim, podemos ser otimistas: o campeonato ainda está aberto e ele continua na luta pelo título desta temporada. Vale lembrar que neste ano, Helinho venceu também a primeira etapa da Indy, realizada no circuito de San Petersburgo, na Flórida (EUA).

A próxima etapa da Fórmula Indy será no circuito misto de Infineon Raceway, em Sonoma, Califórnia, no dia 26 de agosto. 

#Momentocuriosidade:
Desde a corrida de Edmonton, no Canadá, os pilotos da Indy contam com uma novidade técnica: a volta do push-to-pass, dispositivo que permite aumentar a rotação do motor por alguns instantes e, consequentemente, facilitar a ultrapassagem. O sistema entra em funcionamento somente cinco segundos depois de o piloto acionar o botão no volante. O push-to-pass era utilizado pela categoria desde 2009, mas ainda não estava instalado no carro de 2012 (o modelo DW12, fabricado pela Dallara). O tempo de uso do sistema (quantos segundos durante toda a prova) é definido a cada corrida.

Twitter: @prikinder 

Créditos das fotos: AFP e Divulgação

Nenhum comentário: