sábado, 28 de julho de 2012

Alonso vence e fica mais perto do tricampeonato

**postagem publicada originalmente em 25/07/2012 no #elascomentam: http://www.elascomentam.com.br

Com a corrida disputada nesse fim de semana no circuito de Hockenheim, na Alemanha, a Fórmula 1 chega à metade da temporada de 2012. Até aqui foram disputadas dez corridas com sete vencedores¹ diferentes nas primeiras sete etapas. Mas apenas um deles já repetiu o feito três vezes: Fernando Alonso. A partir de agora o espanhol da equipe italiana Ferrari tem grandes chances de conquistar o tricampeonato mundial. Alguém ainda duvida?

A dúvida maior estava mesmo no início do campeonato, cada vez mais surpreendente a cada etapa. Apesar do quinto lugar no GP da Austrália, na abertura da Fórmula 1, e depois da primeira vitória no Grande Prêmio da Malásia, em Sepang – numa corrida em que Alonso contou com seu talento e muita sorte –, ninguém acreditava que a Ferrari poderia melhorar. Pra mim, o F2012 estaria por mais um ano muito distante das outras equipes como McLaren e RedBull. E muito, muito mais longe de levar seu principal piloto às primeiras posições ou até mesmo ao título mundial.

Alonso no pódio em Hockenheim (Michael Probst/AP)
Mas estamos falando de Fernando Alonso, certo? O bicampeão mundial (2005-2006) é competitivo o bastante para correr atrás do melhor resultado. E vai sempre andar mais do que o carro. Por isso é que marcou pontos nas dez etapas da F1, além de fazer duas poles, levar a Ferrari seis vezes ao pódio e ter como pior posição de chegada um 9º lugar no GP da China (Xangai). O resultado dessa regularidade não poderia ser melhor: Alonso lidera o campeonato com 154 pontos, 34 a frente do australiano Mark Webber (RedBull – 120 pontos), e 44 do alemão Sebastian Vettel (RedBull – 110 pontos).

Podemos dizer que a vitória de Alonso começou a ser desenhada no sábado durante os treinos oficiais que aconteceram debaixo de chuva. Foi somente nos instantes finais que o espanhol ficou com a pole position, superando o bicampeão da RedBull que estava correndo em casa. Esta foi a segunda pole seguida do piloto da Ferrari em pista molhada, já que na corrida anterior, o GP da Inglaterra, em Silverstone, ele também saiu na frente.

Sair na frente fez toda a diferença para dominar a corrida em Hockenheim e controlar a vantagem durante a prova. No início, Alonso até foi ameaçado por Sebastian Vettel (RedBull) e pelo inglês Jenson Button (McLaren), mas conseguiu administrar bem a diferença para os adversários e vencer praticamente de ponta a ponta. O alemão da Red Bull terminou em segundo, mas foi punido com o acréscimo de 20 segundos em seu tempo de prova e caiu para a quinta posição. Isso porque os comissários da prova avaliaram que a ultrapassagem feita sobre Button faltando uma volta para o final foi irregular. Assim, o piloto inglês terminou em segundo lugar, com Kimi Raikkonen (Lotus) em terceiro e Kamui Kobayashi (Sauber) em quarto.

Esta foi a primeira vez na temporada que Fernando Alonso dependeu apenas do seu próprio resultado, mais do que da sorte de campeão das últimas duas vitórias. Tanto na Malásia quando o espanhol só venceu depois que o mexicano Sérgio Perez (Sauber) – que era o principal adversário nas voltas finais – errou e saiu da pista. E depois no GP da Europa (Valencia/Espanha), quando contou com o abandono de Sebastian Vettel e Romain Grosjean (Lotus), que estavam na frente. Mas mesmo com essas “colaborações da sorte”, Alonso certamente não deixa de ser um piloto arrojado, agressivo, em busca dos melhores resultados e, principalmente, da vitória.

O melhor de tudo é que neste campeonato ainda indefinido, e até aqui surpreendente, restam dez corridas. A próxima prova será disputada em Budapeste, na Hungria, no dia 29 de julho. Não dá pra perder!!!

E para encerrar, não podemos nos esquecer de que nesse fim de semana Fernando Alonso venceu no mesmo circuito onde há dois anos conquistava outra vitória, mas de forma polêmica. Era o GP da Alemanha de 2010.Quem não se lembra de quando a Ferrari mandou recado pelo rádio para o então líder Felipe Massa, na 49ª volta, para que cedesse a posição para o companheiro de equipe? O áudio do engenheiro do piloto brasileiro dizia: “Fernando is faster than you. Can you confirm you understand that message?” (Fernando está mais rápido que você. Você pode confirmar que entendeu a mensagem?). Imediatamente, Massa atendeu a ordem da escuderia italiana. A manobra rendeu uma multa de US$ 100 mil aplicada à Ferrari pela Federação Internacional de Automobilismo. E muita polêmica relacionada ao jogo de equipes.

¹ Vencedores das sete primeiras corridas em 2012: Jenson Button (McLaren), GP da Austrália. Fernando Alonso (Ferrari), GP da Malásia. Nico Rosberg (Mercedes), GP da China. Sebastian Vettel (Red Bull), GP do Bahrein. Pastor Maldonado (Williams), GP da Espanha. Mark Webber (Red Bull), GP de Mônaco. Lewis Hamilton (McLaren), GP do Canadá. 

Nenhum comentário: