sábado, 26 de março de 2011

Temporadas de alta velocidade: Fórmula 1 e Fórmula Indy

Neste fim de semana, as duas principais categorias do automobilismo mundial dão a largada para a Temporada 2011. A Fórmula 1 abre o campeonato com o Grande Prêmio da Austrália, disputado em Melbourne, e a Fórmula Indy, com o GP de São Petersburgo, nos Estados Unidos.


Foto: Getty Images
 Na F-1, o treino de classificação mostrou que Sebastian Vettel, o campeão de 2010, começou acelerando muito em busca do bicampeonato. O alemão da Red Bull conquistou a primeira posição do grid com quase um segundo de vantagem sobre Lewis Hamilton, da Mclaren, o segundo. E o australiano Mark Webber, companheiro de Vettel, vai largar na terceira posição.


A temporada deste ano traz algumas mudanças:
- Asa traseira móvel: para tentar aumentar as ultrapassagens, os pilotos poderão alterar o ângulo do aerofólio por meio de um botão no volante.
- Kers: o sistema que aproveita a energia gerada nas freadas e a transforma em potência para o motor. A diferença é que, como não há mais reabastecimento, os tanques de combustível são maiores, o que dificulta a localização de um lugar para a bateria do kers.
- Caixa de câmbio: até o ano passado, cada uma precisava durar por quatro corridas, Agora, elas terão que durar cinco GPs. Caso sejam trocadas antes, o piloto perde cinco posições no grid.
- Rodas: para evitar acidentes, as equipes precisam colocar uma segunda amarração em cada uma das rodas.
- Pneus: a Pirelli, fornecedora de pneus desta temporada, vai diferenciá-los pelas cores de seu logotipo: chuva (laranja), intermediário (azul), supermacio (vermelho), macio (amarelo), médio (branco) e duro (prata).
- Tempo limite: durante a primeira parte da classificação (Q1), o piloto que não marcar um tempo no limite de 107% da volta mais rápida não correrá.
- Toque de recolher: as equipes estão proibidas de trabalhar nos circuitos da meia-noite às 6h (quando o treino começar às 10h) e da 1h às 7h (quando o treino for as 11h). Durante o ano, cada equipe pode quebrar essa regra quatro vezes.


Dos quatro pilotos que o Brasil tinha o ano passado, apenas dois vão disputar essa temporada: Felipe Massa, pela Ferrari, e Rubens Barrichello, pela Williams. Lucas di Grassi ficou sem vaga e Bruno Senna é piloto de testes da Lotus Renault.


Preparação do australiano Will Power em S. Petersburgo
Foto: Dan Helrigel
Já na Fórmula Indy, a primeira corrida da temporada terá cinco brasileiros na pista: Hélio Castroneves (Penske), Tony Kanaan (KV Racing), Vitor Meira (AJ Foyt), Bia Figueiredo (Dreyer & Reinbold) e Raphael Matos (AFS). A poleposition ficou com o australiano Will Power, da equipe Penske, que no ano passado ficou em segundo lugar no campeonato, vencido pelo escocês Dario Franchitti. 
Mudanças mais significativas na Indy só devem acontecer no próximo ano, quando a Firestone deixa de fornecer pneus para a categoria. 


Creio que na Fórmula Indy, as equipes Pense e Ganassi são as favoritas dessa temporada. Na disputa pelo campeonato devem estar Will Power, Dario Franchitti e Scott Dixon. Já na Fórmula 1, a Red Bull tem condições de se destacar entre as equipes, mas Mclaren e Ferrari também devem trabalhar bastante. Sebastian Vettel começa como favorito para conquistar o bicampeonato.


Pode até ser que campeões mundiais como Vettel, Button, Hamilton, Alonso queiram acelerar muito neste ano para chegar sempre na frente. Mas como são os 'deuses da velocidade' que mandam e desmandam no automobilismo, também pode ser que as mudanças nos carros e os novos pneus sejam itens diferenciais até a primeira metade do campeonato de Fórmula 1. E que pelo menos isso consiga reservar algumas disputas emocionantes neste mundial.

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