terça-feira, 8 de março de 2011

A música venceu!

Desde quando as escolas de samba começaram a se preparar pro carnaval em outubro, tinha uma certeza de que o título de 2011 iria pra Vai-Vai. Talvez, um enredo chamado "A música venceu" pudesse ser precursor de boas novas.

A homenagem a João Carlos Martins foi mais do que oportuna. Afinal, além de se "reinventar" como maestro e ser exemplo de superação, ele também nos ensina que o importante é correr atrás, seguir adiante, apesar dos problemas que enfrentamos.

E foi num dia de outubro que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o maestro João Carlos Martins durante a gravação do programa 3 a 1 da TV Brasil. Mas para que ele participasse do programa a luta foi imensa. Quase cinco meses de tentativas, de mensagens por e-mail, de telefonemas... Descobri que só depois dos ensaios e da apresentação em Nova Iorque com sua Orquestra Bachiana que ele poderia gravar conosco.

Quando a entrevista terminou, pedi pra tirar uma foto e que ele autografasse a biografia. E recomendou: "você deve ter uma caloi". A gente riu e eu disse: nossa, maestro, desculpas por ter insistido tanto... "o importante é nunca desistir", ele devolveu. 

Infelizmente, não consegui ir ao ensaio da Vai-Vai, mas acompanhei pelos videos da internet cada momento de emoção de João Carlos Martins durante as apresentações na quadra da escola. E ele é assim mesmo: emotivo, esbanja simplicidade, além de ser um exemplo de superação que faz qualquer um dos nossos problemas ficar pequeno diante do que aconteceu com ele.

E a parceria com a Vai-Vai não acaba aqui. A experiência será levada para o Lincoln Center, em Nova Iorque, no dia 25 de setembro de 2011. Na primeira parte, a Orquestra Bachiana vai executar Bach e Vivaldi. Na segunda, Martins se apresenta com a bateria da escola do Bixiga, que vai mostrar a influência rítmica africana no Brasil desde o século 18 com músicas de Villa Lobos e outros grandes compositores brasileiros. 

Em homenagem à "Saracura", a letra do enredo:
A Música venceu

Foto: Marcus Bezerra/Futura Press
Compositores: Zeca do Cavaco, Ronaldinho FQ, Afonsinho BV e Fabio Henrique


Feliz da vida, lá vem o Bixiga
Exemplo de comunidade
A Música Venceu (Refrão)
O dom é luz que vem de Deus
Da emoção Vai-Vai resplandeceu


Dos céus, em um cortejo divinal
Os deuses da inspiração
Lançam talento a um mortal
O ser abençoado, que hoje brilha neste carnaval


As sinfonias de Bach regeram seu destino
Orgulho brasileiro
Jovem pianista genial
Em "preto e branco" sucesso internacional


Na sua fé, resistiu
E a dor da adversidade, suplantou (Bis)
Com muita garra e amor
(Com muito amor...)


E assim, na sua força de superação
Buscou a verdadeira vocação
Um novo incidente o quis derrubar
Mas com maestria se pôs a lutar
Por seu ideal
Luz da Ribalta que jamais se apagará
E ao som de "Bravos e Aplausos"
A Saracura agora vem cantar

Nenhum comentário: