quarta-feira, 5 de novembro de 2008

"A hora da mudança chegou à América"

O título desse post é um trecho do discurso do novo presidente dos Estados Unidos. Em uma eleição histórica, o senador democrata Barack Obama foi eleito nessa terça-feira (04) como o 44º presidente da nação mais rica do planeta.

Mais do que isso, Obama é negro. E essa vitória significa muito para os negros norte-americanos que viveram anos de segregação racial. Aliás, significa muito para todas as etnias e para o mundo inteiro. Foi impossível não acompanhar e não se emocionar com a conquista desse homem que se tornou o novo presidente dos EUA.

Ouvi falar de Obama pela primeira vez em 2007 quando ele anunciou que seria pré-candidato à presidência dos Estados Unidos. E naquela época, só se falava da ex-primeira dama e senadora Hillary Clinton para ser a candidata do Partido Democratas. A disputa foi forte e ao longo deste ano, Obama conseguiu assegurar sua candidatura.

Acredito que para o mundo, a eleição de Obama é uma resposta à democracia. É a esperança de que ataques terroristas como o de 11 de setembro, que dividiu em antes e depois a história norte-americana, sejam apenas tristes lembranças na história moderna. E que o novo presidente retire tão logo seja possível as tropas do Afeganistão e do Iraque, que, mesmo cinco anos após a guerra, ainda abriga mais de cento e quarenta mil soldados no país.

Outra herança de Bush é a crise financeira que estourou no seu governo e gerou o caos nas economias de todo o mundo. A crença é de que Obama consiga reverter esse quadro e que seja mais diplomático do que o antecessor. Principalmente em se tratando de Cuba e Venezuela.

Boa sorte, Seu Obama!

Nenhum comentário: