sábado, 15 de maio de 2010

Volta rápida em Mônaco - antes e depois

Semana de festa para o automobilismo. No dia 12 de maio celebramos os 70 anos de existência do Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Um dia depois, comemoramos os 60 anos da primeira corrida de Fórmula 1: o GP da Grã-Bretanha, no circuito de Silverstone, na Inglaterra. Era um sábado. A largada da corrida foi autorizada às 14h30 locais e quem venceu a prova foi o italiano Giuseppe "Nino" Farina, dirigindo um Alfa Romeo 158.

Esta foto ao lado (fonte: Divulgação) nos leva a uma viagem no tempo porque eternizou o momento em que os carros eram preparados para a primeira corrida de Fórmula 1. Dá pra ter uma ideia de como tudo isso funcionava? Acho que pela foto a gente consegue entender um pouquinho... Mas vale lembrar que as corridas de automóveis já existiam bem antes de 1950.

E entre os GPs que ajudam a escrever a história da Fórmula 1, gostaria de deixar registrado aqui dois momentos importantes em Mônaco. Neste fim de semana, o tradicional circuito de rua recebe mais uma vez o circo da F-1. E quando falamos da corrida nas ruas do Principado, não podemos nos esquecer de Ayrton Senna, considerado o "mister Mônaco" por ter vencido seis vezes neste circuito. Foram nos anos de 1987, 1989, 90, 91, 92 e 93 que Ayrton conquistou o primeiro lugar num grande prêmio considerado o mais tradicional, concorrido e glamuroso da temporada.

Por isso, encontrei na big net dois momentos bem interessantes e gostaria de compartilhar com vocês.
O primeiro está registrado num vídeo de uma volta de Ayrton Senna em Mônaco, a bordo de sua Lotus amarela, em 1987.  



E o segundo, é a volta virtual no circuito das ruas de Monte Carlo pelo piloto australiano Mark Webber. Ele está no simulador da equipe Red Bull Racing. Vale a pena conferir como a tecnologia dá a sensação de você estar junto com o piloto durante a volta em Mônaco.



Décadas depois, dá pra dizer que a diferença está mesmo no "braço" do piloto. Comparando os dois vídeos se percebe o quando o piloto era exigido para trocar as marchas na alavanca de câmbio e como segurava o carro. Temos que ver agora se Mark Webber também segura esse carro no dia da corrida.

Nenhum comentário: